
Sobre o Ciclo de Concertos na Casa
Caro público,
​
Após o trabalho desenvolvido na região, com o projeto “Art’Ventus Penela”, o quinteto de sopros Art’Ventus Quintet tem o privilégio de promover este ciclo de concertos, onde será agrupamento anfitrião, num dos mais importantes centros culturais do município de Penela, a Casa-Museu Família Oliveira Guimarães.
​
Esta foi uma importante casa senhorial, onde viveu Luís Oliveira Guimarães, fundador e primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. A realização de concertos numa importante casa brasonada é corroborada pela própria expressão “música de câmara”, do italiano “musica da camera”, que remete para a realização de concertos nos salões das casas nobres, em ambientes privados, de famílias abastadas com o intuito de fruição das artes e de entretenimento.
Para este ciclo convidámos alguns dos principais ensembles nacionais, procurando oferecer aos uma diversificada palete sonora. Estarão presentes os quartetos de corda Quarteto de Corda de Matosinhos e Quarteto Tejo; o quinteto de palhetas Reeds in Motion, o quarteto de saxofones Maat Saxophone Quartet, o ensemble de metais Portuguese Brass, o duo de harpas AnimArpa, o Grupo Vocal Olisipo e o grupo de música antiga Mvsica Antiqva Porto. Todos os concertos serão comentados por maestros, compositores, musicólogos ou professores universitários com notável carreira artística, como é o caso de Diana Ferreira, Inês Thomas Almeida, Sérgio Azevedo, Nuno Jacinto e Luís Carvalho.
​
Os concertos são de entrada gratuita e decorrem nas diversas divisões desta belíssima casa senhorial. O calendário poderá ser consultado neste website.
​
Esta iniciativa é promovida pela Ventos Eruditos Associação em parceria com a direção da Casa-Museu Família Oliveira Guimarães, e apoiado pela Direção-Geral das Artes.
​
Art'Ventus Quintet

